Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Micro Cestinha em Crochê

Micro cestinha em crochê
Esta receita eu ensinei na TV Século 21 dia 13/03/2006!
Como fazer:
1 - Faça um mini cordão com 6 correntinhas e feche com 1 ponto baixíssimo.
2 - Preencha esse mini círculo, com 16 pontos altos.
3 - Entre cada ponto alto da carreira anterior, faça 1 ponto alto separado por 2
correntinhas.
4 - Agora faça, argolinhas, de 3 em 3 correntinhas a volta toda.
Faça 3 correntinhas prenda com um ponto baixíssimo, no ponto alto da carreira anterior.
5 - Dentro de cada argolinha faça 1 ponto alto separado por 2 correntinhas, a volta toda. Lembrando que o 1o. ponto alto você fará com 5 correntinhas, só para iniciar.
6 - Faça mais 2 carreiras deste mesmo desenho, sobrepondo os pontos completando 3 carreiras.
7 - Agora faça argolinhas, de 5 em 5 correntinhas, a volta toda, e na próxima carreira cubra essas argolinhas com pontos baixos, a volta toda.
Sua micro cestinha está pronta.
8 - Faça agora o pezinho, pegando no intervalo da 1a carreira da 1a. volta da cestinha, faça 2 ou 3 pontos altos e prenda-os com um ponto baixíssimo a volta toda.
9 - Se quiser pode fazer a tampinha também. Repita os passos de 1 à 4 e, na 5a. carreira faça uma carreira de argolinhas de 4 em correntinhas. Coloque o botãozinho à gosto.
10 - Para engomar: 2 colheres (sopa) de álcool liquido (não pode ser em gel), 2 colheres (sopa) de água e 2 colheres (sopa) rasas de açúcar refinado. Leve ao fogo apenas para derreter o açúcar, você terá uma calda transparente e rala, mergulhe a cestinha e tampinha na calda ainda quente, (cuidado para não se queimar), e coloque nas forminhas. Molde-as com cuidado para que não fiquem tortas. A fôrma p/este modelo é um copinho de café descartável, e para a tampinha também. Leve para secar ao sol. Depois de seca, faça uma nova goma e agora passe na cestinha (ainda na fôrma) com um pincel, molhe bem e leve novamente ao sol. Faça mais uma vez este processo totalizando 3 gomas e você terá sua cestinha durinha.
Desenforme a cestinha e a tampinha e depois de totalmente seca passe uma demão de verniz. Pode ser o acrílico fosco ou brilhante, ou o verniz vitral. Todos estes dão certo. Você pode faze-las em quantidade para lembrançinhas de aniversários, casamentos e bodas.
IMPORTANTÍSSIMO:
A única forma de conseguir cestinhas durinhas para sempre é a secagem ao sol, você deve fazer sem pressa, tem que ter certeza de que uma goma está totalmente seca antes de aplicar a outra.

Quadrado Perfeito em Tricô

Quadrado perfeito em Tricô
Ensinei esta técnica no programa Mulher.Com dia 30/09/2005!
Após ensinar a técnica, ensinei outras peças feitas a partir dele no dia 01/01/2007!,recebi o Premio “Artesanato Inesquecível de 2006”!
Agulha do número que quiser e lã correspondente à agulha.
Para fazer uma amostra do quadrado, coloque 23 pontos na agulha.
Faça sempre uma conta antes de começar a tricotar. Neste caso faça: 23-3 = 20.
20 dividido por 2 = 10.
1a. Carreira Direito: toda em ponto tricô.
2a. Carreira Avesso: 10 tricôs, 3 pontos juntos em tricô, 10 tricôs.
3a. Carreira Direito: toda em ponto tricô.
4a. Carreira Avesso: 9 tricôs, 3 pontos juntos em tricô, 9 tricôs.
5a. Carreira Direito: toda em ponto tricô.
6a. Carreira Avesso: 8 tricôs, 3 pontos juntos em tricô, 8 tricôs.
Continue sempre assim fazendo as diminuições sempre do lado do avesso, até restarem apenas 3 pontos na agulha. Arremate os 3 pontos juntos do lado direito, e terá um quadrado perfeito, com os 4 lados iguais.
Lembre-se que: você é quem determinará o tamanho do seu quadrado, colocando quantos pontos quiser; pode fazer de qualquer tamanho, mas respeitando sempre aquela regrinha de fazer a conta antes de iniciar seus quadrados.

Cachecol Espiral de Tricô

Cachecol espiral
Ensinei esta receita dia 21/06/2006! No programa Mulher.Com
Materiais:
Agulha n.4 ou 4,5 1 novelo de lã de 100 gr, na cor escolhida. Se quiser pode fazer de uma só vez colocando 120 pontos na agulha. Se quiser um cachecol maior, divida em 2 partes de 80 pontos cada, depois emende as duas partes.
Tricote:
1a. carreira direito: toda em ponto tricô.
2a. carreira avesso: 1 tricô, aumente 1 ponto, 1 tricô, aumente 1 ponto a carreira toda.
3a. carreira direito: toda em ponto tricô.
4a. carreira avesso: 1 tricô, aumente 1 ponto, 1 tricô, aumente 1 ponto..., a carreira toda.
5a. carreira direito: toda em ponto tricô.
6a. carreira avesso: toda em ponto tricô.
7a. carreira direito: toda em ponto tricô.
8a. carreira avesso: toda em ponto tricô.
9a. carreira direito: toda em ponto tricô.
10a.carreira avesso: toda em ponto tricô.
11a.carreira direito: arremate

Tricô Tubular em Agulha Reta

Tricô tubular em agulha reta
Ensinei esta técnica no programa Mulher.Com dia 14/11/2005!
Coloque sempre números pares de pontos na agulha. Pode trabalhar com a lã,barbante e linha. Com esta técnica o trabalho sai praticamente pronto da agulha, sem costuras laterais e inferior. Você inventa o trabalho que quiser com sua imaginação. Você coloca os pontos na agulha e faz:
1a. Carreira direito: 1 tricô,1 PSFT,1 tricô,1 PSFT....
2a. Carreira avesso: 1 tricô,1 PSFT,1 tricô, 1 PSFT.... Portanto o ponto que você não fez na 1a carreira , será feito na 2a. carreira,e o ponto que você fez, vai ficar sem fazer, e assim por diante. Com esta técnica dá para trabalhar em ponto sanfona simples (1 tricô, 1 meia) e em ponto arroz simples também; nestes casos; deve prestar bastante atenção para não errar a seqüência de pontos. O trabalho vai sempre ser feito do lado do avesso, isto é, enquanto você está tricotando ele sempre estará do lado do avesso. Quando o seu trabalho estiver do tamanho desejado, separe os pontos de cada lado, com cuidado, em um alfinetão(encontra-se em bazar) ou separe em uma agulha auxiliar. Ai você decide como quer fazer: continuar trabalhando um lado de cada vez (no caso de bolsa com alça de madeira), ou apenas separar os pontos e colocá-los em alças removíveis, (no caso de bolsas com alças de metal). Vire o trabalho para o lado direito antes de colocar as alças. Use sua imaginação e invente coisas novas com esta técnica. Enfeite a sua bolsa como desejar. Obs: PSFT = ponto sem fazer em tricô.

Meia para Celular

Meia para celular em tricô
Receita que apresentei no Programa Mulher.Com dia 06/02/2008!
Passo a passo:
16 pontos na agulha compatível com o fio.
Trabalhar : 1 tricô e 1 PSF até uns 2 cm a mais da altura de seu celular.
Separar os pontos e depois arrematar. Se quiser pode fazer uma barrinha em crochê ou simplesmente virar os 2 cm que deixou a mais.
Enfeitar como desejar.